Plano de marketing prático para empresas de contabilidade

Um plano de marketing é vital nos negócios, pois fornece orientação e estratégia, e define os recursos que a empresa investirá para atingir os principais objetivos. No entanto, quando eles estão ocupados executando suas práticas e lidar com questões de clientes, poucos contabilistas têm tempo ou experiência para escrever um plano de marketing formal.

A boa notícia é que você não precisa de conhecimentos de marketing ou conhecimento estratégico significativo para desenvolver um plano de marketing prático para sua empresa. Você já possui todas as informações e conhecimentos que você precisa. Em menos de uma a duas horas, você pode desenvolver um plano prático que direcione os esforços da empresa, mantenha o foco e assegure que os recursos sejam adequadamente direcionados para programas de marketing eficazes.

Essas simples dicas e etapas podem ajudar a tornar o processo de planejamento de marketing fácil e efetivo:

Estabelecer metas

Determine quais os objetivos de marketing que deseja realizar em 2018. Se o lançamento de um novo serviço, a expansão de uma oferta atual ou o desenvolvimento de relacionamentos de referência, é importante definir o resultado final. Às vezes, as empresas articulam metas de marketing bastante vagas. É melhor se tornar específico ao desenvolver cada meta de marketing para incluir informações quantitativas, como número de novos clientes ou um aumento percentual nas novas receitas. Finalmente, estabeleça objetivos e benchmarks de curto e longo prazo. À medida que o ano se desenrola, você pode usar essas métricas para avaliar o progresso.

Identificar alvos

Uma vez que você estabeleceu metas, o próximo passo é identificar os alvos prospectivos a serem seguidos para cada objetivo. Neste exercício, é importante ser o mais específico possível. Às vezes, há uma tendência a ser excessivamente ampla no processo de segmentação.

Por exemplo, assumir que uma empresa quer expandir sua prática contábil de pequenas empresas. Uma reação é afirmar que a empresa deve atacar todas as pequenas empresas no mercado. Infelizmente, essa abordagem geralmente leva a resultados inferiores aos ótimos. Uma abordagem mais eficaz é analisar a base de clientes existente e procurar as principais tendências.

Existem vários clientes na mesma indústria? Existem semelhanças em termos de geografia, localização ou tamanho da empresa? A resposta a essas questões ajudará a definir onde a empresa deve concentrar seus esforços de marketing.

Se a empresa trabalha com vários restaurantes, faz sentido se concentrar nessas empresas primeiro, uma vez que a experiência documentada e as referências da indústria já estarão disponíveis. Considere seguir o mesmo processo de segmentação para cada aspecto do plano.

Definir ações específicas

Para que um plano de marketing seja eficaz, deve haver um conjunto de ações específicas (táticas) que serão alavancadas para atingir cada objetivo. Se você está lançando um programa de boletim informativo para apresentar um novo serviço, tendo parceiros de referência estabelecidos para almoçar ou enviando uma peça de mala direta para prospectos, é importante definir claramente cada item de ação. Isso permitirá que você identifique as etapas e a quantidade de tempo que levará para implementar cada tática.

Por exemplo, uma iniciativa de mala direta pode incluir trabalho de design, desenvolvimento de conteúdo e aquisição de lista de prospectos. Considerações adicionais incluem os recursos necessários para imprimir e preparar a peça para envio. Certifique-se de incluir também uma linha de tempo de quando cada ação deve ser implementada. Isso será útil para se organizar e permanecer no percurso ao longo do ano.

Definir um orçamento

As despesas de marketing podem aumentar rapidamente! Se você é como a maioria dos proprietários de empresas, então você não possui uma quantidade ilimitada de recursos para investir em marketing. Como resultado, você deve reservar um valor em dólares específico para o mercado por mês ou trimestre. Isso ajudará a manter seus esforços de marketing no controle e no orçamento. Além disso, não tenha medo de rever periodicamente as despesas para verificar se um ajuste com base nos resultados está garantido. Você pode querer aumentar ou diminuir o valor que você está gastando com base no ROI experimentado.

Seja consistente

A consistência no marketing é um desafio que cada empresa luta para manter, independentemente do tamanho e da receita. A natureza orientada para o prazo de negócios geralmente resulta na falta de tempo para se concentrar no marketing durante épocas específicas do ano (ou seja, temporada de imposto ou fim de ano). Embora possa ser difícil, você deve fazer todos os esforços para continuar o marketing durante as horas mais criticas. Perspectivas, clientes e parceiros de referência precisam ser constantemente lembrados de que sua empresa está lá e pode ajudá-los a resolver problemas específicos que possam enfrentar. Para gerenciar ambos, é extremamente importante fazer algum planejamento prévio para garantir que as ações que você definiu possam ser realizadas quando as crises acontecerem.

Leve um pouco de tempo para planejar o ano

Lembre-se, ter um plano de marketing é sobre se preparar para manter os esforços focados, rentáveis e no caminho todo ao longo do ano. Enquanto você não precisa gastar horas a horas desenvolvendo um plano de marketing, é útil ter uma estratégia escrita curta em como comercializar a prática. Usando as dicas destacadas acima, você poderá desenvolver facilmente um plano que ajudará com os trabalhos e os recursos diretos e fornecerão um trampolim para seus esforços de marketing ao longo do ano.

Baseado no texto: Professional Services Marketing Today

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