O que é Blockchain – A Tecnologia que Mudará Contabilidade

Muitas pessoas especulam sobre a próxima grande inovação que mudara a indústria e comércio mundial. No domínio da contabilidade e das finanças, existe uma tecnologia importante, muitas vezes mal interpretada por profissionais que poderiam alterar dramaticamente o jogo para o setor de serviços financeiros. Essa tecnologia é blockchain.

O que é Blockchain?

A tecnologia Blockchain pode ser difícil de entender no início. É um hobby de nicho para geeks tecnológicos? É o mesmo que Bitcoin?

Blockchain é a tecnologia subjacente à bitcoin – a criptomoeda – mas não é sinônimo de bitcoin.

No seu núcleo, o blockchain é um livro-razão de transações similares a um banco de dados. Todos no setor financeiro estão familiarizados com os livros contabilísticos. Este é apenas um tipo de contabilidade mais high-tech.

Um livro-razão de bloco é um livro de contas distribuído, o que significa que nenhum governo tem controle sobre ou manipule o livro-razão. A tecnologia Blockchain é de código aberto e descentralizada. Todas as transações estão bloqueadas e os “blocos” são essencialmente imutáveis.

Então, por que isso importa e quais são as implicações futuras desta tecnologia no mundo das finanças e da contabilidade?

Movimento de dinheiro

Atualmente, o movimento de dinheiro ainda é bastante lento, dada a tecnologia disponível. As transações ainda levam alguns dias para processar, e as contas bancárias raramente refletem exatamente quanto dinheiro está realmente no banco.

Uma das maiores implicações potenciais da tecnologia blockchain em finanças e contabilidade é o movimento instantâneo de dinheiro, ou transações financeiras em tempo real. Isso significa que não há mais espera que as transações atinjam sua conta bancária ou cheques antes de ver suas finanças.

Status: acontecendo agora. Criptomoedas como bitcoin permitem transações em tempo real, peer-to-peer.

Transferências de propriedade e título

Outro tipo de transação que poderia ser grandemente aprimorada pela incorporação da tecnologia blockchain é a transferência de propriedades e títulos.

A comunidade blockchain refere-se a esses tipos de acordos, verificados pela cadeia de blocos, como contratos inteligentes. Eles argumentam que os contratos inteligentes têm o potencial de remover intermediários dos procedimentos de acordo inteiramente em alguns casos.

Status: acontecendo agora. Alguns governos estaduais, locais e até nacionais, como Cook County, Chicago e a República da Geórgia, já começaram a usar a tecnologia blockchain para verificar e bloquear documentos de transferência de propriedade.

A fraude no setor imobiliário, que pode acontecer se alguém forja uma assinatura em uma escritura de título e vende uma casa para um comprador laranja, será muito mais difícil quando os sistemas legais estão usando o blockchain para verificar ações.

Auditorias de declarações financeiras

Qualquer pessoa com conexão à Internet pode baixar todo o histórico de transações de blocos públicos. As transações que são registradas em tempo real e não podem ser alteradas podem ser auditadas diariamente, eliminando a necessidade de auditorias caras, que as empresas públicas devem ter todos os trimestres.

O que a contabilidade e as transações financeiras ganham, no final, é confiança e transparência. A capacidade de voltar e alterar transações ou publicar vendas ou lucros falsos cria uma falta de confiança inerente para um investidor em uma empresa. As provas matemáticas e um banco de dados descentralizado podem virtualmente eliminar a desconfiança que às vezes vem com demonstrações financeiras não auditadas.

Segundo a Deloitte, “No final da estrada, auditorias totalmente automatizadas podem ser realidade”.

As pequenas empresas se beneficiarão muito com isso, uma vez que a maioria não pode dar ao luxo de ter suas demonstrações financeiras auditadas regularmente e, portanto, ter múltiplos investidores é muito difícil.

Mais empresas terão que usar um livro de cadastro de blocos privado para registrar transações financeiras antes que esta tecnologia se torne amplamente disponível.

Contabilidade de entrada tripla

Os entusiastas de Bitcoin já apelidaram da revolução da contabilidade de cadastro de blocos “contabilidade tripla”, porque os registros de transações entre devedores / credores seriam registrados na rede blockchain, bem como nas contas privadas devedor / credores, criando um terceiro registro em vez da método tradicional de entrada de contabilidade.

Isso revolucionaria a contabilidade, tornando-a instantânea, imutável e mais confiável e confiável do que nunca.

Status: acontecendo no futuro próximo. Empresas como a ConsenSys atualmente estão trabalhando para tornar a contabilidade tripla uma realidade.

Verificação de Documentos

A tecnologia Blockchain permitiria às empresas certificar a precisão e legitimidade dos documentos. Uma seqüência de caracteres de hash pode ser criada de um arquivo, criando um identificador exclusivo para esse arquivo específico e, em seguida, essa seqüência de hash está incorporada e timestamped na cadeia de blocos. Essa transação não pode ser alterada, então, quando essa string hash for procurada de novo, você pode ter total confiança de que o documento permaneceu inalterado eo timestamp é preciso.

Empresas como a Microsoft já começaram a usar serviços como Stampery para validar seus documentos.

O que isso significa para você?

Como qualquer tecnologia, é impossível prever o tempo exato e o efeito que a blockchain terá no setor contábil. Como um profissional de contabilidade, você não precisa ser um especialista em blockchain hoje. Conforme afirmado, a maioria dos impactos potenciais ainda não se materializou em escala. No entanto, você deve estar pronto para aprender rapidamente e utilizar as novas tecnologias quando atingem a tração no mercado.

A taxa de mudança tecnológica em finanças e contabilidade está aumentando. Quando a mudança para a cadeia de blocos para a contabilidade começar, ela se moverá ainda mais rápido do que a mudança na nuvem no passado.

Comentários estão fechados.